V E

V E

O Valor Económico publica, nesta edição, a penúltima sondagem da AngoBarómetro, antes do início da campanha eleitoral. Isto significa que até pelo menos ao dia 24 de Julho deverá publicar mais uma pesquisa de opinião relacionada com o processo eleitoral.Este esclarecimento impõe-se por conta de alguma dificuldade que se tem verificado, em vários sectores, na interpretação na nova lei de sondagens, aprovada recentemente pelos deputados, sob proposta do Governo. O último objectivo é antecipar-nos a quaisquer leituras que possam sugerir algum tipo de incumprimento ou de violação à lei.

A primeira nota relevante sobre a divulgada lista de candidatos da Unita a deputados não é a desistência de pesos-pesados, como Isaías Samakuva, Lukamba Paulo ‘Gato’ e outros. É a garantia definitiva de que Adalberto Costa Júnior conseguiu levar adiante o projecto de uma Frente Unida para as eleições de Agosto. Dito de outra forma, é a confirmação de que o líder da oposição foi capaz de materializar, pela lista de candidatos, um projecto de matriz suprapartidária.

 

O Presidente João Lourenço perdeu, mais uma vez, uma oportunidade para diminuir a carga negativa dos ajustes directos na avaliação ao programa de combate à corrupção.

 

Qualquer indivíduo com raciocínio médio sabe que as comparações devem sempre ser feitas com necessárias cautelas. Mais do que uma opção subjectiva, é, sobretudo, um imperativo intelectual.