RESULTADOS. Numa altura em que se observa crescimento da arrecadação do Estado com os impostos especiais de jogos, órgão regular apagou todos os relatórios e sequer publica o do exercício consolidado de 2024 e o do primeiro trimestre de 2025. Três empresas de apostas desportivas são as que pagam mais impostos.
Guilherme Francisco
BALANÇO. Cenário decrescente foi influenciado pelo pagamento das pensões por orfandade, velhice e invalidez que sofreram reduções na ordem dos 5,015 mil milhões. Contribuições subiram, mais uma vez, graças à Sonangol Vida.
SEGUROS. Mediadores contribuíram apenas com 8,79% do total dos prémios brutos emitidos durante o arranque de 2025. As apólices totalizaram 379.860 e continuam abaixo dos números de 2023.
BALANÇO. Luanda continua a liderar a preferência nas intenções de investimento, assegurando uma quota de 59,1% do total registado. Já a Lunda-Sul superou Benguela e detém 30,2% das intenções, ao passo que Namibe ficou com 7%.
A falta de divulgação de uma agenda concreta da presidência angolana na União Africana pode contribuir para que o país não deixe marca na organização. Passados 62 anos desde o surgimento da instituição que zela pela união do continente, Osvaldo Mboco, especialista em Relações Internacionais, entende que a falta de vontade política e a ganância têm estado a fazer com que o continente não conheça o desenvolvimento. E observa que os lobbys nas importações são “muito fortes”, ao ponto de influenciarem a não aposta na produção local.










Novos funcionários do Ministério da Agricultura há dois meses sem salários, denunciam...