Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

SECTOR PETROLÍFERO. Aumento da produção de petróleo e gás não resultou aumentos na arrecadação de receitas dos petróleos. Pelo contrário, números das vendas registaram perdas. Guerra no médio oriente e preocupações geradas pelo regresso de Trump à presidência norte-americana impactaram negativamente preço médio das ramas angolanas.

COMÉRCIO. Programa do Executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza arrecadou apenas 137,7 milhões de dólares com as exportações, valores significativamente abaixo do desembolsado com a aquisição de alimentos e medicamentos a título de matéria-prima  

ACTIVIDADE EXTRACTIVA. São milhões de kwanzas facturados todos os dias sem qualquer respeito pela
legislação angolana, sobretudo a ambiental, com impactos nefastos para a saúde de muitas pessoas. Falta de fiscalização deixa as empresas impunes que seguem a actividade de exploração de minerais para a construção civil, abrindo novos grandes buracos. Populações residentes perto das zonas debatem-se com pobreza extrema, falta-lhes de tudo.

BALANÇO. É a perda mais alta registada pela bolsa angolana nos últimos oito anos, dando sinal de interrupção no crescimento exponencial das transações. Número de negócios alcançou nível histórico, assim como as contas custódias que registaram um crescimento de 15,69%.

Entende que o mercado imobiliário precisa de melhorar o seu ambiente de negócio, com a criação de diplomas legais que estimulem os bancos a conceder crédito.  Augusto Fernandes, consultor imobiliário e economista, aponta que as instituições bancárias têm dificuldades de operar com o actual regime de hipoteca, por isso considera que não é o ideal para operar no crédito de longo prazo.