Seguros. Mercado de seguros cresce em termos de número de apólices e prémios brutos emitidos, mas sem contribuição expressiva dos mediadores que decaíram para resultados mais baixos do primeiro semestre dos últimos dois anos. Reclamações não param também de crescer e entre as mais contestadas estão a Ensa, Nossa, Global e a SanlamAllianz.
Guilherme Francisco
BALANÇO. Gestora de fundos da petrolífera pública tem ‘safado’ o desempenho do mercado do fundo de pensões, destacando-se na recepção das contribuições e pagamentos dos benefícios. Entidade ligada ao banco Económico, gestora das pensões de reforma de colaboradores do extinto Besa, do Ministério dos Petróleos, Unitel e ENE, está cada vez mais a definhar.
Infra-estrutura. Única operadora que começou com a rota internacional desistiu depois de dois voos. Aeroporto tem sido usado essencialmente nas rotas domésticas com ligação a Luanda. Quem quiser voar para outro país deve deslocar-se até Luanda ou ao Icolo e Bengo. Objectivos das autoridades angolanas não estão a ser concretizados e poderão estar a gerar prejuízos por falta de movimentação.
BALANÇO. Gastos com o pessoal da entidade reguladora do mercado de capitais no exercício de 2024 ficaram acima dos 4,034 mil milhões de kwanzas, um acréscimo de 666,988 milhões (19,81%) face aos 3,367 mil milhões do exercício anterior.
Banca. Saldos declarados pelo banco levantam questionamentos do auditor que não teve acesso a documentos comprovativos. Auditor arrasa a subsidiária Mundial Seguros, cujo inventário técnico de sinistros pendentes não está devidamente reconciliado com os seus registos contabilísticos.








Directora do FMI diz que Angola gasta mais em subsídios energéticos do...