EXCLUSIVO. Consórcio responsável pela gestão do corredor do Lobito garante, ao Valor Económico, que medidas do presidente norte-americano não afectam o financiamento de infra-estruturas, apesar de um dos financiadores, a USAID, já ter fechado a porta. Primeiro financiamento, com a nova governação nos Estados Unidos, será concedido dentro de três meses.

Guilherme Francisco
Angola regista a nona maior inflação do mundo e a...
PREÇOS. Abrandamento da inflação registada no final do ano não ‘salvou’ o país da lista das economias mais inflacionadas do mundo. Especialista considera situação “preocupante” e sugere revisão da política cambial, monetária e fiscal.
MIGRAÇÃO. Não são apontados os motivos que levaram 2,138 milhões de nacionais a ausentarem-se legalmente do país. Diferença do número de nacionais e estrangeiros que saíram e entraram em território nacional, em três anos, é de 186.884.
BANCA. Redução dos activos dos três grandes foi influenciada pelo BPC, cujos números recuaram 22,9% estando agora distante dos 2 biliões de kwanzas do ano anterior. Entretanto, os bancos emprestaram mais dinheiro aos clientes.
ANÁLISE. Esforço no pagamento da dívida externa está a deixar a tesouraria numa situação “delicada”, consequentemente, agudizando a incerteza no mercado cambial que atiça a inflação. BFA antevê que 2025 não será um ano com crescimento económico que supere o de 2024.
MAIS UMA ‘BANDEIRA’ DE MASSANO