RELATÓRIO. Insegurança alimentar é das mais altas a nível do mundo, assim como o risco da população ter acesso à água potável. País debate-se igualmente com a problemática do crescimento demográfico exponencial e o impacto de eventos naturais. Indicadores degradaram-se substancialmente no espaço de um ano.
Guilherme Francisco
EXPORTAÇÕES. Vendas ao exterior foram salvas pelo desempenho crescente do gás natural liquefeito diante da queda brusca da quantidade produzida do propano e dos condensados. Não houve exportação de gás butano para outros mercados no período em que também se verificou escassez no mercado interno.
BALANÇO. Produção petrolífera cortou a tendência de estabilização ao sofrer redução de 11,138 milhões de barris. Empresas nacionais continuam com ínfima quota das exportações do petróleo angolano que tem como mercado preferencial a China.
A actuação do Estado como árbitro e jogador no sector da aviação está a inibir o investimento e a entrada de novos operadores que são ‘obrigados’ encarar a TAAG, recorrentemente capitalizada com dinheiros públicos, como parceiros pelo facto de terem oportunidades desiguais. É o entendimento de Belarnicio Muangala, fundador e CEO da Fly Angola, que observa ausência de incentivos, como financiamentos ou redução de taxas, e os monopólios que se arrastam até na gestão dos aeroportos. Um dos exemplos é a não efectivação das promessas que levaram a sua operadora a lançar-se na rota Catumbela-Windhoek que teve de suspender passados seis meses de operação, deixando o aeroporto recentemente certificado sem voos internacionais, por incumprimento do gestor aeroportuário.
Seguros. Mercado de seguros cresce em termos de número de apólices e prémios brutos emitidos, mas sem contribuição expressiva dos mediadores que decaíram para resultados mais baixos do primeiro semestre dos últimos dois anos. Reclamações não param também de crescer e entre as mais contestadas estão a Ensa, Nossa, Global e a SanlamAllianz.








“Ainda não se acredita profunda e sinceramente nos nacionais, como se devia”