O Tribunal de Comarca de Luanda começou a julgar os cidadãos detidos durante os tumultos registados terça-feira, 29, na Boa Vista. Advogados não tiveram acesso a acusação antecipadamente, e os arguidos negaram a acusação, segue-se agora a produção da prova.

Guilherme Francisco
REPORTAGEM. Tumultos em Luanda causaram prejuízos milionários aos empresários que ainda estão a contabilizar as perdas e temem que outros estabelecimentos sejam saqueados. Na bolsa, em apenas um dia, ‘perderam-se’ 47,384 mil milhões de kwanzas. Taxistas dividem-se quanto à continuidade da paralisação com uma das alas a prometer crédito para compra de viaturas para o serviço de táxi no valor de 250 kwanzas. Polícias e militares tentam travar ondas de protestos na capital, cujo vestígios de destruição estão patentes.
Há quase sete horas que as ruas de Luanda estão em caos, com confrontos entre populares e a Polícia de Intervenção Rápida e pilhagem em várias lojas. Há registo de feridos em resultado de disparos de arma de fogo e gás lacrimogéneo.
POLÍTICA MONETÁRIA. Economistas defendem a criação de uma taxa de juro bonificada voltada para produção, que seja mais inclusiva entre os diversos sectores.
BALANÇO. Produção industrial por sua vez abandonou o terreno negativo em que se encontrava em Abril (-1,24%), fruto de uma variação de 7,61% em Maio, também superior à do período homólogo (-1,59%).
OMS alerta que Corredor do Lobito pode provocar riscos “graves” à saúde...