Cientistas da Finlândia criam proteína a partir de electricidade
INOVAÇÃO. Receita, cujos ingredientes são apenas electricidade, água, dióxido de carbono e micróbios, promete combater a fome mundial. A nova fórmula foi criada por pesquisadores da Finlândia.
O projecto ‘Food From Electricity’ recebeu recentemente uma nova contribuição que pode vir a revolucionar a forma como encaramos a produção de alimentos. Isto porque uma equipa de investigadores finlandeses conseguiu produzir proteína a partir de electricidade.
O estudo resultou da parceria entre a Universidade de Tecnologia de Lapeenranta (LUT) e o Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia.
A proteína pode ser produzida em qualquer lugar onde exista energia renovável como, por exemplo, a energia solar. Esta fase inicial de investigação pode marcar o caminho para uma futura solução de alimentar populações de países pobres. A mesma técnica poderá vir a aplicar-se na indústria de produção animal.
Na prática, todas as matérias-primas estão disponíveis no ar. No futuro, a tecnologia pode ser transportada, por exemplo, para desertos e outras áreas que são fortemente afectadas pela fome. Uma alternativa possível é utilizar um reactor doméstico que permita ao consumidor produzir a proteína necessária”, explicou Juha-Pekka Pitkänen, investigador do VTT.
Para que o processo ocorra, é necessário água, electricidade, dióxido de carbono e micróbios. Depois de expor estas matérias-primas à electrólise – técnica de decomposição por meio de corrente eléctrica – num biorreactor, forma-se um pó que consiste em mais de 50% de proteína e 25% de carboidratos. Para além disso, em comparação à agricultura tradicional, “o método não exige uma temperatura certa, humidade, controlo de pragas ou um tipo específico de solo”, como refere Jero Ahola da LUT.
O próximo passo, segundo o investigador Juha-Pekka Pitkänen, é optimizar o sistema, já que o biorreactor demora cerca de duas semanas a produzir um grama de proteína. “Actualmente, estamos a concentrar-nos no desenvolvimento da tecnologia: conceitos do reactor, melhoria de eficiência e controlo do processo”, explica.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...