BCA E VTB têm o maior desafio entre os 12 bancos obrigados a aumentar capital social
FINANÇAS. Novas regra do Banco Central orientam os bancos comerciais a aumentarem o capital social até 15 mil milhões de kwanzas. BCA e VTB precisam duplicar, enquanto BFA passa a estar no limite.

Doze dos 23 bancos licenciados devem aumentar os respectivos capitais sociais para se conformarem à nova exigência do Banco Nacional de Angola que duplica o limite mínimo do capital social para os 15 mil milhões de kwanzas.
No global, a necessidade destes bancos é de 59,883 mil milhões de kwanzas, mas são os accionistas do Banco Comercial Angolano (BCA) e do VTB África que mais precisarão de ‘desembolsar’. Segundo cálculos do Valor Económico, com base nos relatórios e contas de 2021 e do primeiro semestre do 2022, o capital social destes dois bancos está fixado em cerca 7,5 mil milhões de kwanzas. Ou seja, terão efectivamente de duplicar conforme exige o Banco Nacional de Angola.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...