ANGOLA GROWING
César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

DÍVIDA. Investidores mantêm preferência pelos títulos de curto e médio prazos. No primeiro semestre, Governo só emitiu 17% do que programou com as Obrigações de Tesouro de oito anos. No caso, das OT com maturidade de 10 anos, o Governo não foi além dos 13% do total previsto para o exercício corrente. 

Líder parlamentar da Unita assume um compromisso de honra de não aprovar o OGE, por não querer legitimar a corrupção. Aliás, aponta um alegado favorecimento às empresas de “amigos do MPLA”, como uma das principais razões para concluir que nada mudou no partido do poder e dá, como exemplos, a ‘compra’ de militantes da Unita.  Convencido de que a Unita vai conseguir mobilizar toda a sociedade para ‘obrigar’ o MPLA a aceitar as autarquias, Liberty Chiyaka está convencido de que as eleições enviaram um “sinal forte” das intenções dos angolanos.

 

“É proibido usarmos transgénicos, mas compramos farinhas e massas transgénicas” Formado na célebre e antiga escola do Tchivinguiro, Jorge Coimbra faz-se valer da sua experiência para insistir num tema: conhecimento. Aprender, aprender sempre é o lema deste engenheiro agrónomo que vê a formação como o centro para o desenvolvimento da agricultura em Angola. E, como acredita que falta muita formação, está convencido de que o país não está preparado para a implementação do Planagrão. É bastante crítico da forma como o programa do Governo foi implementado e conclui que o país “não tem quadros” e que quem dirige vive numa “ilusão paradisíaca”, “atirando números e mais números”, sem saberem do que falam.