ORÇAMENTO. Deputados querem um incremento de 25%, face à despesa aprovada no OGE 2023. Para o ano em curso, órgão recebeu mais de 50 mil milhões mas, nos cinco primeiros meses, apenas recebeu 13,2 mil milhões de kwanzas.

César Silveira
Editor Executivo do Valor Económico BANCA. O conjunto dos cinco maiores bancos realizou no período homólogo operações avaliadas em cerca de 120,2 mil milhões de kwanzas. BFA foi o que mais contribuiu para o aumento.
FINANCIAMENTO. Plano Anual de Endividamento prevê acordo de 6,9 mil milhões de dólares. Bastante activo em 2022, Standard Charterd Bank foi colocado como o potencial segundo maior credor, mas terminou o semestre sem qualquer acordo.
Ende acredita em decisão favorável no ‘caso Efacec’
CONFLITO. Bancos portugueses recorreram a exigir pagamento pelo crédito cedido para a compra da Efacec. Processo contraria garantias das autoridades angolanas, segundo as quais o interesse angolano estava salvaguardado pelas autoridades portuguesas.
Saiu da Comissão Executiva do Banco de Fomento de Angola, mas com estrondo. O processo está em tribunal em que Maria Manuela Moreira exige que o banco pague o que ela entende ter direito. Em entrevista ao Valor, acusa responsáveis do BFA de a chantagearem, de ameaçarem e de lhe terem exigido dinheiro para continuar na administração. De resto, não tem dúvidas de que é mesmo a corrupção e os favores que permitem chegar às administrações de alguns bancos. De fora do BFA, dedica-se à Bolsa de Valores, dirige a Lucrum Trust e tem desafia os angolanos a apostar na Bodiva, como garantia de futuro.
Falta de plano de emergência, tratamento das bagagens e indifinição do operador...