DESPESAS. Províncias recebem mais 55 mil milhões de kwanzas, enquanto apenas quatro ministérios tiveram as verbas reforçadas. Entre a proposta inicial e o Orçamento aprovado, as reservas foram as que mais cresceram.
César Silveira
Editor Executivo do Valor Económico“Um Presidente não pode ir a um país para receber...
Garante a continuidade do seu grupo por muitos anos e critica a mentalidade dos governantes, defendendo “mudança urgente”, sob pena de o país continuar adiado. Bartolomeu Dias não deixa de questionar também o surgimento de monopólios e consórcios, com dinheiro do Estado, quando, há cinco anos, o Presidente João Lourenço cancelou o projecto ‘Air Connetion Expresso’ em que, garante, não estava previsto investimento do Estado. Pelo menos até onde sabe.
REGULAÇÃO. BNA deu 12 meses aos bancos para se conformarem às novas exigências de capital social. Finibanco e Yetu avançam e reduzem necessidade global para 28,4 mil milhões de kwanzas. Outros nove bancos mantêm as mesmas necessidades conhecidas por altura da publicação do aviso do BNA, em Outubro do ano passado.
EXCLUSIVO. Valor Económico publica, na íntegra, a denúncia que envolve o consumo de água em fábricas do grupo detido por investidores de origem indiana. Fontes exemplificam com casos em que fábricas do Noble Group chegam a consumir milhares de vezes acima do que pagam. Grupo desmente denúncias, mas não comenta os números e atribui responsabilidades à Epal, por falta de contadores.
ORÇAMENTO. Como resultado da apreciação e discussão do OGE 2023, deputados elaboraram 140 recomendações, mais 28 face ao OGE 2022. Solicitam também expansão do BDA
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...