ANÁLISE. “Mão política” tem ajudado “artificialmente” a reduzir a inflação, razão que leva os investigadores do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada (Cinvestec) a defenderem um "combate sustentável", com o aparecimento de novos negócios.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoFINANCIAMENTO. Dados preliminares do Banco Nacional de Angola confirmam tendência crescente do stock da dívida pública externa que está fixada em perto de 52 mil milhões de dólares. No trimestre em que João Lourenço foi investido pela primeira vez como Presidente da República o stock estava avaliado em cerca de 45,458 mil milhões de dólares.
ORÇAMENTO. Governo trabalha na proposta que deve ser entregue até 15 de Dezembro. Unita antecipa voto contra em caso de não existir grandes alterações, enquanto especialista sugere elaboração da proposta com preço do petróleo a 60 dólares.
Em Angola há pelo menos 12 anos, António Leal está à frente de um grupo na área da distribuição que alimentou o sonho de gerir duas marcas que acabaram fundidas, o Deskontão e o Mel. Imprevistos com o parceiro financeiro inicial do grupo ditaram vários reajustes nos planos. Hoje, o também director-geral do Deskontão confessa que gostaria de correr como a concorrência, em matéria de expansão, se tivesse acesso aos mesmos recursos, e não deixa de apontar as dificuldades de quem opera no sector. Desde as de natureza financeira, cambial, operacional, a relação com os fornecedores e a gestão, de uma forma global.
DÍVIDA. Depois de emitir Obrigações do Tesouro com juros de entre 15,75% e 16,5%, Governo emite mais de 43,837 mil milhões a favor do BAI com taxa de 21%.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...