ANGOLA GROWING
César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

AVIAÇÃO. Construtora norte-americana continua a considerar o contrato para o fabrico de oito aeronaves, apesar de as autoridades angolanas se terem remetido ao silêncio desde Abril de 2018. Entregas estavam previstas inicialmente para entre 2020 e 2022.

 

Numa altura de alguma agitação do mercado, forçada pela entrada de uma nova operadora, o
director-geral da Unitel defende que a empresa tem a obrigação de manter a liderança do mercado.
Em entrevista respondida por email, Miguel Geraldes apresenta também as razões pelas quais a empresa que dirige não está a partilhar as suas infra-estruturas com a Africell.

Tem "total confiança" na produção e nos produtores nacionais e, por isso, não entende que os produtos da cesta básica sejam importados e que não se aposte no que é feito em Angola. Para O CEO da FTGM-Angola, esse é um erro que se repete. José Alexandre Silva alerta que há muitos alimentos a deteriorarem-se, por falta de escoamento, e que isso prejudica não só a produção, mas também os empregos. Avisa ainda que a situação está pior, sobretudo com a burocracia, e critica o silêncio dos vários actores sociais e políticos.

 

EXCLUSIVO. Setenta e cinco mil cabeças para pagar uma dívida de 75 milhões de dólares fixa o custo por cabeça a 1000 dólares, mas o Valor Económico apurou que estes animais são vendidos a pouco mais de 100 no país de origem.  Igape afirma que 1.066 é o valor fixado desde o início.