Desmotivado com os obstáculos que tem de enfrentar, e com projectos na estaca zero, o empresário Jorge Silva é cáustico para com o Governo, em especial, em relação ao Ministério da Indústria. Revela que teve de aceitar um sócio ‘laranja’ para conseguir a aprovação de um financiamento no programa Angola Investe. E crê que outros empresários fizeram o mesmo caminho, até porque não tem dúvidas de que a corrupção aumentou nos últimos anos. Por tudo isso, não acredita que Angola atraia empresários estrangeiros.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoMANDATO. Governo iniciou funções com o preço médio do barril de petróleo a rondar 50,92 dólares. Nos meses subsequentes, foi ‘abençoado’ com aumentos e foi forçado a rever o OGE.
GÁS. Desde o início da produção, em 2013, unidade tem tido dificuldades de produzir acima dos 65% da capacidade, beneficiando, desta feita, de facilidades fiscais. ANPG estima alteração da situação com o início de produção de dois projectos em desenvolvimento.
EMIGRAÇÃO. De um total de 16.854 passou para 25.805 no período em que 582 pessoas tiveram as entradas recusadas. Reagrupamento familiar passou a ser a principal justificativa para a solicitação da residência.
PERSPECTIVAS. Fitch considera como aspecto negativo a “adesão de Angola à Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida, que levou a uma reposição da variável 'anos desde incumprimento ou evento de reestruturação'”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...