Especialista em compliance está convencida que o combate à corrupção é um desafio para continuar, mas sugere ao futuro Governo que mude a ‘agulha’ e aposte no reforço de meios técnicos e humanos, em especial, no combate ao branqueamento de capitais. Dura para com os bancos, Andrea Moreno sente que há pouco interesse da banca nas denúncias e defende a criação de um regulador para o imobiliário que é uma das fontes para irregularidades financeiras.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoCONCILIAÇÃO. Entre 2018 e 2021, os saldos anuais foram sempre negativos, acontecendo o mesmo no primeiro trimestre de 2022. Já no período 2012/2017, três anos terminaram com saldo positivo.
INVESTIMENTO. Recursos desinvestidos por angolanos tiveram origem nas Ilhas Maurícias e na Singapura. Em sentido contrário, petrolíferas tiraram de Angola mais de 48 mil milhões de dólares em dividendos e outros benefícios, cerca de 99% do total que saiu do país no período.
PETRÓLEO. No mesmo ano em que se consumou a parceria com a Total, nova entidade surge entre as empresas do grupo Sonangol, com uma participação da estatal de menos de 1%. Petrolífera admite que “deveria ter explicado”, mas garante ser detentora única do negócio.
INVESTIMENTO. No período de 2018 ao primeiro semestre de 2022, investimento estrangeiro registou uma redução significativa face ao período anterior de governação. Nos petróleos a redução foi de mais de 62%.
PORQUÊ A FILHA?