PETRÓLEO. No mesmo ano em que se consumou a parceria com a Total, nova entidade surge entre as empresas do grupo Sonangol, com uma participação da estatal de menos de 1%. Petrolífera admite que “deveria ter explicado”, mas garante ser detentora única do negócio.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoINVESTIMENTO. No período de 2018 ao primeiro semestre de 2022, investimento estrangeiro registou uma redução significativa face ao período anterior de governação. Nos petróleos a redução foi de mais de 62%.
CONTAS. Apesar de se manter no vermelho com prejuízo de mais de 80,146 mil milhões de kwanzas, TAAG consta das empresas que participaram para a redução do prejuízo do sector. Empresa que mais contribuiu para este cenário tem, entretanto, os lucros sobreavaliados.
JLo autorizou dívida de mais de 38 mil milhões de...
CRÉDITO. Nos sete meses de 2022, foram aprovados cerca de 13 mil milhões de dólares em acordos de financiamentos, o valor mais elevado, em comparação com cada um dos restantes quatro anos da governação.
Desmotivado com os obstáculos que tem de enfrentar, e com projectos na estaca zero, o empresário Jorge Silva é cáustico para com o Governo, em especial, em relação ao Ministério da Indústria. Revela que teve de aceitar um sócio ‘laranja’ para conseguir a aprovação de um financiamento no programa Angola Investe. E crê que outros empresários fizeram o mesmo caminho, até porque não tem dúvidas de que a corrupção aumentou nos últimos anos. Por tudo isso, não acredita que Angola atraia empresários estrangeiros.
Falta de plano de emergência, tratamento das bagagens e indifinição do operador...