Depois da entrevista, em Setembro, o Valor Económico volta a conversar com Francisco Viana, líder da CEA. O mote foi a “vergonhosa” postura dos empresários, de acordo com a expressão de João Lourenço, face à linha de financiamento de mil milhões de euros do Deutsche Bank. Para mostrar que “não é uma vergonha de empresário”, Francisco Viana devolve a crítica e faz questão de mostrar o que tem estado a fazer.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoCoisa do passado? Acumulação de capitais...
Estado só encaixou 3% das receitas do Propriv
PRIVATIZAÇÃO. Apesar de, em Agosto, responsável do Igape ter garantido que o Estado já tinha arrecadado mais de 460 mil milhões de kwanzas, documento oficial revela que são apenas 24,11 mil milhões dos mais de 808 mil milhões adjudicados.
Despesas com viagens aumentam 35%
FINANÇAS PÚBLICAS. Despesas com bilhetes de passagens aumentam 31% para mais de 25 mil milhões de kwanzas, enquanto com a renda de imóveis cresce 159%.
Manifesta-se agastado com as multas “por tudo e por nada” e com a Polícia que “prende à toa”, sem provas. Recorda que, a determinada altura, foi interpelado pela concorrência para aumentar o preço do produto de uma das 18 fábricas do seu grupo. E defende não ser justo afirmar que o empresário chinês paga mal e maltrata os trabalhadores. Aos políticos, o recado é único: que não façam confusão e que abram as portas do país aos investidores.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE