Assumido militante do MPLA, manifesta-se contra as escolhas de João Lourenço para a formação do novo Governo por “não olhar para a sociedade civil”. Apesar de feroz opositor da Unita, reconhece que o partido fundado por Jonas Savimbi “está muito mais avançado em termos de pensamento político” do que o MPLA. Crítica o primeiro mandato do actual Presidente da República e antevê mais dificuldades para este mandato que agora começa. Por isso, espera mudanças profundas e até sente que o poder do MPLA está ameaçado.
César Silveira
Editor Executivo do Valor Económico‘Defesa e Segurança’ com execução orçamental de 126%
DESPESA. No último mandado governamental ‘gap’ entre execução da despesa da ‘Defesa e Segurança’ aumentou, face à realização da despesa do Sector Social.
INDÚSTRIA. Além de acentuar as dificuldades do Polo de Desenvolvimento Industrial de Viana, empresário fala sobre as razões que estiveram na base da falência dos outros polos.
Especialista em compliance está convencida que o combate à corrupção é um desafio para continuar, mas sugere ao futuro Governo que mude a ‘agulha’ e aposte no reforço de meios técnicos e humanos, em especial, no combate ao branqueamento de capitais. Dura para com os bancos, Andrea Moreno sente que há pouco interesse da banca nas denúncias e defende a criação de um regulador para o imobiliário que é uma das fontes para irregularidades financeiras.
CONCILIAÇÃO. Entre 2018 e 2021, os saldos anuais foram sempre negativos, acontecendo o mesmo no primeiro trimestre de 2022. Já no período 2012/2017, três anos terminaram com saldo positivo.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...