ANGOLA GROWING
César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

TRANSPARÊNCIA. Principal regime de contratação utilizado pelo Governo em 2021, em termos de volume, a contratação simplificada tem características propensas a facilitar o branqueamento de capitais. Especialistas defendem que o problema não está no modelo de contratação mas sim no cumprimento ou não dos procedimentos.

 

Projectou investir na agricultura para exportar para a Índia, mas deu-se mal, apesar das promessas estatais. Hoje, mesmo com dívidas as-sumidas ao Estado, luta para se reerguer. Filho de um nacionalista que deixou o MPLA, o empresário Gentil Viana assume, com orgulho, a sua militância no partido no poder, evita criticar o Governo, mas vai enviando farpas a alguns órgãos dirigentes e a quem imaginou leis que bloqueiam os empresários.

 

Abre as portas aos empresários chineses para integrarem a associação que reúne os representantes de automóveis. Elogia as medidas do Governo e confia que, este ano, a venda de automóveis registe um crescimento de 15%, a acompanhar a retoma económica. Líder da Associação da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros (Acetro), Nuno Borges admite haver subida de preços dos automóveis como consequência da guerra na Ucrânia.

PRIVATIZAÇÕES. Além de dívidas acumuladas, relatório da entidade responsável pela alienação dos activos públicos traz números desencontrados. Activos apresentados com um certo preço na fase de assinaturas dos contratos aparecem no relatório com valores significativamente mais baixos.

Manifesta “alguma desilusão pelo marasmo em que caiu” a Lactiangol, empresa que liderou durante anos, mas considera positivo o “crescimento da indústria de lacticínios”. Critica o programa de aquisição de viaturas para apoio ao escoamento dos produtos agrícolas e o surgimento de “um grande número das chamadas indústrias de empacotamento”. Evita comentar a tendência de baixa dos preços, por causa do ano atípico, mas é particularmente duro na análise à reforma fiscal.