PR ‘esconde’ rácio da dívida, volta a apresentar Reserva Bruta como Líquida e evita falar da timidez dos credores externos
BALANÇO DE GOVERNAÇÃO. Depois de, no discurso do ano passado, comparar as Reservas Internacionais Brutas de 2017 com as Reservas Líquidas até Setembro de 2022, João Lourenço volta a apresentar o valor da Reserva Líquida.
Na sua comunicação sobre o ‘estado da Nação’, nesta segunda-feira, 16 de Outubro, o Presidente da República voltou a apostar no discurso de ‘conveniência’, evitando números, indicadores ou temas que espelham défices. Preferiu antes destacar indicadores positivos de 2022, cuja realidade, no ano em curso, é totalmente diferente.
“Continuamos a trabalhar para assegurar a sustentabilidade das nossas finanças públicas, que apresentam um bom desempenho relativamente ao Orçamento Geral do Estado de 2022, verificando-se um saldo fiscal global positivo de 1,02% do PIB em resultado de uma receitade 13,3 biliõesde kwanzas e uma despesa fiscal de 12,8 biliões de kwanzas”, sublinhou sem fazer qualquer referência à realidade do primeiro semestre deste ano, que terminou com um saldo fiscal deficitário de cerca de 1,7 biliões de kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública