LOGÍSTICA. País recebeu pior classificação na avaliação dos fundamentos de negócio, enquanto a melhor foi atribuída na análise sobre as oportunidades de logísticas internas. Estudo analisa ainda oportunidades de logísticas internacionais e prontidão digital.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoPETRÓLEO. Exportações dos blocos operados pela companhia nacional foram de mais de 7,7 milhões de barris, um aumento de mais de 111 mil barris. TotalEnergy perde posição de maior exportador, mas mantém domínio entre os blocos operados.
PETRÓLEO. Só do Bloco 17, o mais produtivo de Angola, foram menos 10,4 milhões de barris. Concessionária levantou petróleo em 8 dos 21 blocos em produção. Apesar de receber menos petróleo, concessionária terminou ano com as receitas a aumentarem mais de 12%, impulsionadas pelo aumento do preço do petróleo.
PETRÓLEO. Depois de produzir menos do que Angola no terceiro trimestre, Nigéria recupera posição e termina o ano na condição de maior produtor da África Subsariana. Produção conjunta, entretanto, mantém tendência de queda.
ORÇAMENTO. Depois de beneficiar de uma verba de 6,609 mil milhões de kwanzas para as despesas, em 2022,SISM vai receber agora mais de 31 mil milhões, enquanto reconversão da economia formal e melhoria dos serviços de estatísticas contribuem para a verba do Ministério da Economia e Planeamento crescer cerca de 258%.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...