Crítico das teses que condenam o financiamento com garantia do petróleo, o embaixador chinês entende que elas têm sido empoladas por “ciúmes ao verem os bons resultados” na relação entre os dois países. Gong Tao afirma que Angola e a China estão em “pé de igualdade” e garante que o governo chinês está “sempre disposto a apoiar Angola”, mas “sem imposições”, “assumindo todos os riscos”, ao contrário, afirma ele, do que fazem os ocidentais.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoLOGÍSTICA. País recebeu pior classificação na avaliação dos fundamentos de negócio, enquanto a melhor foi atribuída na análise sobre as oportunidades de logísticas internas. Estudo analisa ainda oportunidades de logísticas internacionais e prontidão digital.
PETRÓLEO. Exportações dos blocos operados pela companhia nacional foram de mais de 7,7 milhões de barris, um aumento de mais de 111 mil barris. TotalEnergy perde posição de maior exportador, mas mantém domínio entre os blocos operados.
PETRÓLEO. Só do Bloco 17, o mais produtivo de Angola, foram menos 10,4 milhões de barris. Concessionária levantou petróleo em 8 dos 21 blocos em produção. Apesar de receber menos petróleo, concessionária terminou ano com as receitas a aumentarem mais de 12%, impulsionadas pelo aumento do preço do petróleo.
PETRÓLEO. Depois de produzir menos do que Angola no terceiro trimestre, Nigéria recupera posição e termina o ano na condição de maior produtor da África Subsariana. Produção conjunta, entretanto, mantém tendência de queda.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...