ORÇAMENTO. Tal como 2023, OGE de 2024 deve estar avaliado em cerca de 20 biliões de kwanzas. Recurso ao endividamento interno impõe-se como alternativa aos elevados riscos do crédito externo, associados a altas taxas de juro.

César Silveira
Editor Executivo do Valor Económico“Temos um grande défice de estudos sobre o...
Francisco Cardoso Pereira rejeita que haja arrastões com o objectivo de travar novos investimentos e que isso não passa de alarido. Investidor nas pescas, defende que o país não precisa do Planapesca, mas sim de uma maior responsabilidade e organização, bem como menos burocracia. Compreende a falta de apoio da banca, por causa da insegurança provocada pelos investidores e mostra-se crítico dos empresários nacionais.
BALANÇO DE GOVERNAÇÃO. Depois de, no discurso do ano passado, comparar as Reservas Internacionais Brutas de 2017 com as Reservas Líquidas até Setembro de 2022, João Lourenço volta a apresentar o valor da Reserva Líquida.
EXECUÇÃO ORÇAMENTAL. Nos primeiros seis meses, Governo arrecadou menos de 30% do que está previsto para todo ano com o financiamento externo a destacar-se entre os que mais comprometeram o nível de execução.
PETRÓLEO. Previsão mantém tendência decrescente e representa um défice de 132 mil barris/dia face ao OGE de 2023. Ministério continua a estudar preço a propor.
Falta de plano de emergência, tratamento das bagagens e indifinição do operador...