BANCA. O conjunto dos cinco maiores bancos realizou no período homólogo operações avaliadas em cerca de 120,2 mil milhões de kwanzas. BFA foi o que mais contribuiu para o aumento.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoFINANCIAMENTO. Plano Anual de Endividamento prevê acordo de 6,9 mil milhões de dólares. Bastante activo em 2022, Standard Charterd Bank foi colocado como o potencial segundo maior credor, mas terminou o semestre sem qualquer acordo.
Ende acredita em decisão favorável no ‘caso Efacec’
CONFLITO. Bancos portugueses recorreram a exigir pagamento pelo crédito cedido para a compra da Efacec. Processo contraria garantias das autoridades angolanas, segundo as quais o interesse angolano estava salvaguardado pelas autoridades portuguesas.
Saiu da Comissão Executiva do Banco de Fomento de Angola, mas com estrondo. O processo está em tribunal em que Maria Manuela Moreira exige que o banco pague o que ela entende ter direito. Em entrevista ao Valor, acusa responsáveis do BFA de a chantagearem, de ameaçarem e de lhe terem exigido dinheiro para continuar na administração. De resto, não tem dúvidas de que é mesmo a corrupção e os favores que permitem chegar às administrações de alguns bancos. De fora do BFA, dedica-se à Bolsa de Valores, dirige a Lucrum Trust e tem desafia os angolanos a apostar na Bodiva, como garantia de futuro.
RELATÓRIO. Duas empresas estão entre as 38 do sector empresarial público, cujas contas do exercício de 2022 foram aprovadas com reservas. Diferenças nos valores declarados e confirmados estão entre os aspectos destacados pelo auditor independente.
TSHISEKEDI, A MULHER QUE CASOU COM OUTRO SEM AVISO