Antigo PCA da Taag – sem funções executivas como sublinha – levanta sérias dúvidas sobre a utilidade do novo aeroporto e até receia que possa seguir o mesmo caminho de outros equipamentos africanos que fecharam. Pelo meio, coloca reticências ao futuro da transportadora nacional. Também ‘torce o nariz’ à criação de metro de superfície, sugerindo outras soluções para os transportes de Luanda. Hélder Preza não hesita em criticar a gestão, tanto pública e privada, e não tem dúvidas de que falta capacidade aos gestores

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoAngola sob escrutínio da OMC
COMÉRIO EXTERNO. Publicar Pauta Aduaneira à véspera da avaliação com correções das tarifas aduaneiras pode ter sido propositado para evitar avaliação negativa. Entre as preocupações, OMC destaca o facto de os importadores continuarem a enfrentar um processo fragmentado que requer várias autorizações.
COMÉRCIO EXTERNO. Dados oficiais mostram crescimento de mais de 100% das exportações agrícolas, passando a estar no ‘top’ três dos mais exportados. Trocas com África também aumentam.
JLO prepara deslocação “desafiante” à China
DIPLOMACIA. Fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos, combinado com a necessidade e ou possibilidade de renegociação da dívida, coloca a viagem de João Lourenço à China como a mais desafiante desde a visita de José Eduardo dos Santos em busca do primeiro financiamento chinês.
O jurista, docente e investigador Rui Verde acredita que a China não tem alternativas, senão negociar a dívida com as autoridades de Luanda, sob pena de Angola não pagar e, no fundo, colocar em causa o próprio modelo de relacionamento China/África.
Falta de plano de emergência, tratamento das bagagens e indifinição do operador...