Bem-vindos ao admirável mundo das finanças nos mercados de capitais
Quem deseja investir em acções pensando no longo prazo precisa analisar e estudar cuidadosamente sobre os indicadores financeiros das empresas cotadas, ou as que vão a leilão como foram as vendas das participações da Sonangol (8,5%) e Endiama (1,5%), que totalizam 10% do capital no banco BAI e ainda a participação de 25% da Sonangol no banco Caixa Geral de Angola, ou ainda as que apresentarem Operações de Venda (OPV).
Para facilitar esse caminho você pode estar sempre a par das notícias das empresas, ler textos jornalísticos sobre as contas, decisões de investimento e mesmo decisões sobre os resultados líquidos, quando estes são positivos, sob a forma de dividendos aos seus accionistas. Outro método e mais científico é pelo estudo via avaliação da performance das empresas dos principais indicadores e descobrir se a acção está em um bom ponto de entrada ou saída.
Pressão e temperatura são os dois principais indicadores se um indivíduo está bem ou se há algo errado com organismo. No caso das empresas, a saúde financeira também é verificada por meio de indicadores que mostram aos investidores e analistas se o negócio prospera ou se a operação está a demonstrar um desempenho negativo.
As informações a respeito desses indicadores são estratégicas para quem quer investir ou para aqueles que já investem e precisam monitorizar os seus activos. Ter o domínio sobre o papel de cada um no sistema que rege o mercado financeiro é fundamental para observar oportunidades de compras de acções ou, por outro lado, reconhecer os melhores momentos para vendê-las.
Esses indicadores constam nas demonstrações financeiras que devem apresentar à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários, em Angola, à Comissão de Mercados de Capitais como regulador, nos sites corporativos das empresas e apresentar aos “brokers” (intermediários financeiros que recebem orientações dos clientes para venda e compra de acções em mercado de capitais).
Analistas, accionistas singulares, accionistas colectivos (empresas), investidores, os departamentos das empresas que lidam com as contas, os departamentos que se relacionam com os mercados, os conselhos de administração, brokers, reguladores, etc devem ter o domínio de grande parte dos indicadores abaixo, com base numa selecção de indicadores em sede de Bolsa de Valores Mobiliários, os indicadores que expressam a melhor “fotografia” económica, financeira e de tesouraria.
Os indicadores de uma empresa podem ser agrupados em uma série de categorias, portanto, separo abaixo quais são os melhores indicadores financeiros:
1-Indicadores financeiros de rentabilidade
Esse tipo de indicador financeiro avalia o desempenho de uma empresa por meio da análise de lucros da mesma. Desse modo, essa métrica dá ao investidor informações a respeito de quanto uma companhia gera de retorno financeiro.
ROI: A sigla ROI significa “Return over Investment”, ou em português “Retorno sobre Investimento”. Esse indicador aponta quanto dinheiro a empresa está ganhando a cada investimento realizado.
Em outras palavras, ele mensura o resultado financeiro de um investimento. O cálculo é dado pela seguinte equação:
ROI = Ganho – Investimentos/Investimento aportado x 100
ROE: O termo ROE significa “Return on Equity”, também conhecido como o Retorno sobre o Património Líquido.
Ele é considerado um dos indicadores financeiros mais importantes para a análise fundamentalista pois avalia se uma empresa está sendo rentável ou não. É possível descobrir o ROE por meio da fórmula:
ROE = Lucro Líquido ÷ Património Líquido x 100
Quanto mais alto for o ROE, mais eficiente a empresa será. Mas atenção, o ROE não deve ser comparado entre empresas de setores diferentes.
Margem Líquida
Esse indicador financeiro representa a percentagem de lucro líquido obtido pela empresa em relação à receita total, conforme equação abaixo:
Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita total x 100
Margem Bruta
Já a margem bruta indica qual é a porcentagem de ganho que a empresa incorpora a cada venda realizada.
Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total x 100
Margem EBITDA
A margem EBITDA caracteriza a capacidade operacional de caixa de uma companhia. Em outras palavras, ela mede a capacidade de uma empresa conseguir gerar recursos mediante suas próprias atividades operacionais.
O cálculo da margem EBITDA é dado pela equação:
Margem EBITDA = EBITDA / Receita total x 100
2- Indicadores financeiros de endividamento
Os indicadores financeiros de endividamento são usados para medir o nível de endividamento de uma determinada companhia. Dessa forma ele permite a real compreensão da situação financeira da empresa.
O cálculo pode ser feito por meio de diversas fórmulas, sendo que uma das mais usadas é a Dívida Líquida/Ebitda.
Através dessa relação é possível descobrir o quanto a empresa está alavancada, ou seja, número de anos que a empresa levaria para pagar sua dívida líquida caso o EBITDA permanecesse constante.
3- Indicadores financeiros de liquidez
Os indicadores financeiros de liquidez são divididos em quatro tipos, sendo que se distinguem pelo modelo de prazo e capacidade de pagamento.
a) Liquidez Corrente
Esse indicador financeiro apresenta a capacidade da empresa em honrar seus compromissos de curto prazo. Para descobrir qual a liquidez corrente, aplica-se a seguinte a equação:
Índice de Liquidez Corrente = Activo Circulante / Passivo Circulante
Se o resultado for superior a 1, em geral, significa que a empresa dispõe de recursos para fazer frente aos compromissos de curto prazo.
b) Liquidez Seca
O indicador de liquidez seca é muito semelhante ao de liquidez corrente. No entanto, a diferença se dá pelo estoque, que não é computado no cálculo como activo circulante.
Neste caso, para encontrar a liquidez seca é utilizada a fórmula:
Liquidez Seca = (activo circulante – estoque) / passivo circulante
Igualmente, se a liquidez seca for superior a 1, significa que o capital e as obrigações são equivalentes.
c) Liquidez Imediata
Essa métrica demonstra a capacidade de pagamento imediata da empresa, apenas através das disponibilidades, ou seja, contas bancárias, investimentos a curto prazo, entre outros.
Resumidamente, a liquidez imediata representa a capacidade da empresa em lidar com uma situação de emergência financeira. Veja o cálculo:
Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante
Se a liquidez imediata calculada for igual a 1, significa que os recursos disponíveis em caixa, incluindo as aplicações financeiras com liquidez, e as obrigações da empresa são equivalentes.
d) Liquidez Geral
Esse indicador financeiro mede todos os activos e os passivos do balanço patrimonial da empresa, tanto os de curto como os de longo prazo. Com isso, é possível descobrir se a empresa está a ganhar ou a perder liquidez ao longo dos últimos anos. O cálculo é dado pela seguinte fórmula:
Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Não Circulante)
Se a liquidez geral calculada for igual a 1, significa que os activos e as obrigações da empresa são equivalentes.
Como calcular os indicadores financeiros
Os indicadores financeiros servirão de base para investimentos em potencial
Em um primeiro momento, calcular um indicador financeiro pode parecer uma tarefa complexa. Mas a verdade é que é muito mais simples do que você imagina.
Tudo o que o investidor precisa fazer é buscar informações junto às demonstrações financeiras de uma empresa que podem ser encontradas no site da própria empresa.
Para isso basta acessar o canal de relação com investidor e ter à disposição todas as informações necessárias para aplicar nas fórmulas que mostramos acima. Mas resumindo quais são elas:
4- Indicadores financeiros de rentabilidade
•ROI = Ganho – Investimentos/Investimento aportado x 100
•ROE = Lucro Líquido ÷ Patrimônio Líquido x 100
•Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita total x 100
•Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total x 100
5- Indicadores financeiros de endividamento
•Índice de Alavancagem= Dívida líquida/EBITDA x 100
6- Indicadores financeiros de liquidez
•Índice de Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
•Liquidez Seca = (activo circulante – estoque) / passivo circulante
•Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante
•Liquidez Geral = (Activo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Não Circulante)
Na verdade para ser um verdadeiro investidor e não uma pessoa emocionada em qualquer mercado de capitais é preciso analisar muita informação, incluindo a História das empresas, o perfil dos accionistas, dos membros do conselho de administração, da comissão executiva, os estatutos das sociedades, notícias das empresas, do mercado, e entre muitas outras informações, há uma que os accionistas, independemente da percentagem de acções que tenha, deve "viver" a empresa e ir às assembleias de accionistas, sejam ordinárias e extraordinárias.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...