O presente grego dos conselheiros do Presidente*
Em mais um ‘Dias Andados’, somos obrigados a recorrer às lendas… De acordo com a que se segue, um grande cavalo de madeira foi construído pelos gregos, como um estratagema decisivo para a conquista da cidade fortificada de Troia. O imponente cavalo foi deixado de frente às muralhas de Troia. Inocentemente, os troianos acreditaram tratar-se de um símbolo de rendição dos gregos e decidiram carregá-lo para dentro das muralhas, sem saberem que no interior se ocultava… o inimigo. À noite, guerreiros saem do cavalo, dominam as sentinelas e possibilitam a entrada do exército grego, levando a cidade à ruína.
O cavalo é considerado em geral uma criação lendária encontrada na epopeia homérica e na mitologia grega. Ainda assim, revelou-se um fértil motivo literário e artístico e, desde a Antiguidade, foi citado ou reproduzido vezes incontáveis em poemas, esculturas, monumentos, filmes enfim.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...