APP VE
Para apoiar reformas económicas e financeiras

BAD reforça com 100 milhões de euros créditos ao Gabão

29 Nov. 2018 Sem Autor Mundo

Instituição financeira africana empresta ao Gabão para ajudar as reformas económicas e financeiras. Gaboneses explicam solicitação da ajuda com “persistência dos desequilíbrios fiscais em 2018”.

Presidente do grupo BAD

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo de 100 milhões de euros para o Gabão, para apoiar as reformas económicas e financeiras do país, de acordo com o governo gabonês, num comunicado.

O envelope financeiro faz parte da fase III do programa de apoio às reformas económicas e financeiras (Paref III). "A persistência dos desequilíbrios fiscais em 2018 levou as autoridades gabonesas a buscarem um apoio adicional no valor de 100 milhões de euros, para aprofundar as reformas do Paref I e II, acompanhar a implementação das reformas do programa trienal com o FMI no âmbito do Mecanismo de Crédito Ampliado e ajudar a financiar a necessidade de financiamento em parceria com outros doadores ", explica o comunicado.

Em 2016 e 2017, o BAD concedeu dois apoios orçamentais (Paref I e II) ao Gabão, para apoiar reformas na crise. No entanto, o regresso ao equilíbrio permanece lento, apesar das numerosas reformas iniciadas para diversificar a estrutura produtiva e fortalecer a gestão das finanças públicas por meio de maiores receitas e melhor controlo dos gastos.