Anúncio de subscrição
Estado já vendeu os 10% que detinha no banco

BAI é a primeira empresa cotada em bolsa no país

10 Jun. 2022 Mercado & Finanças

O Banco Angolano de Investimento (BAI) passou a ser a primeira empresa angolana a ser cotada em bolsa, permitindo que todo cidadão nacional ou estrangeiro interessado em comprar acções do banco possa dar a sua ordem de compra.

BAI é a primeira empresa cotada em bolsa no país

Com a venda, via bolsa, através de uma operação pública de venda (OPV), o Estado vendeu 1.945.000 acções que detinha no BAI, equivalendo a 10% do total, detidas através das empresas públicas Sonangol (8,5%) e Endiama (1,5%).

 

Com esse processo, todo accionista do BAI, antigo ou novo, que esteja interessado pelo preço de oferta, pode vender as suas acções via Bodiva, enquanto o interessado em comprar deverá contactar um intermediário financeiro, banco ou corretora, para poder dar a sua ordem ou fazer proposta de compra em bolsa.

O processo de cotação via bolsa acontece com um atraso de quase oito anos, face ao inicialmente previsto. Na ocasião, o presidente da comissão executiva do BAI, Luís Filipe Lélis, considerou fundamental a criação do enquadramento legal normativo e regulamentar. “(…) fizemos história, que está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do nosso país e compreendeu vários períodos, cada um com características distintas e com o impacto crucial na implementação do Mercado de Capitais angolano”, asseverou.

Realçou que o BAI foi o primeiro banco privado com capitais nacionais a ser constituída em Angola, tendo nascido da convicção e vontade de um grupo de investidores interessados em participar, de forma activa, na vida económica nacional, como reflexo do forte compromisso do desenvolvimento do país.

                                                                                                              Angop