BAI é a primeira empresa cotada em bolsa no país
O Banco Angolano de Investimento (BAI) passou a ser a primeira empresa angolana a ser cotada em bolsa, permitindo que todo cidadão nacional ou estrangeiro interessado em comprar acções do banco possa dar a sua ordem de compra.
Com a venda, via bolsa, através de uma operação pública de venda (OPV), o Estado vendeu 1.945.000 acções que detinha no BAI, equivalendo a 10% do total, detidas através das empresas públicas Sonangol (8,5%) e Endiama (1,5%).
Com esse processo, todo accionista do BAI, antigo ou novo, que esteja interessado pelo preço de oferta, pode vender as suas acções via Bodiva, enquanto o interessado em comprar deverá contactar um intermediário financeiro, banco ou corretora, para poder dar a sua ordem ou fazer proposta de compra em bolsa.
O processo de cotação via bolsa acontece com um atraso de quase oito anos, face ao inicialmente previsto. Na ocasião, o presidente da comissão executiva do BAI, Luís Filipe Lélis, considerou fundamental a criação do enquadramento legal normativo e regulamentar. “(…) fizemos história, que está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do nosso país e compreendeu vários períodos, cada um com características distintas e com o impacto crucial na implementação do Mercado de Capitais angolano”, asseverou.
Realçou que o BAI foi o primeiro banco privado com capitais nacionais a ser constituída em Angola, tendo nascido da convicção e vontade de um grupo de investidores interessados em participar, de forma activa, na vida económica nacional, como reflexo do forte compromisso do desenvolvimento do país.
Angop
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública