Girabola Zap
Banco BAI
Por incumprimento na concessão de crédito

BNA aplica multas de mais de 400 milhões AKZ a 12 bancos

10 Jul. 2020 Mercado & Finanças

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou multas no valor de 424 milhões de kwanzas a 12 bancos por incumprimento da concessão de crédito ao sector produtivo, anunciou o regulador.

BNA aplica multas de mais de 400 milhões AKZ a 12 bancos

Os bancos estão obrigados a conceder ao sector produtivo um volume de crédito não inferior a 2% do valor total dos activos registados nos seus balanços a 31 de Dezembro de 2018, meta que não foi atingida por 12 instituições financeiras.

Foram instaurados processos de contravenção e aplicou sanções pecuniárias ao Banco Prestígio, Banco de Negócios Internacional (BNI), Finibanco Angola, Banco Yetu, Banco Comercial Angolano, Banco Comercial Angolano, Banco Comercial do Huambo, Banco de Comércio e Indústria, Banco de Fomento Angola (BFA), Banco BAI Microfinanças, Banco Sol, Banco Millenium Atlântico e Banco BIC.

Em causa está o incumprimento da meta de concessão de crédito, criada para promover a diversificação da economia e reduzir a dependência excessiva da importação de bens e serviços, bem como dos requisitos e informação que lhe estão associados.

As multas mais elevadas, no valor de 45 milhões de kwanzas foram aplicadas ao BNI e BFA.

 

X