Café rende mais de um milhão de dólares
![Café rende mais de um milhão de dólares Café rende mais de um milhão de dólares](https://valoreconomico.co.ao/uploads/images/2021/02/cafe-rende-mais-de-um-milhao-de-dolares-1613495013.jpg)
Angola exportou, no ano passado, 27.701 sacos de 60 quilos de café verde (1.662 toneladas), que renderam mais de um milhão de dólares, revelou o director do Instituto Nacional do Café (Inca), Bonifácio Francisco, indicando Portugal, Espanha e Líbano como os principais destinos das vendas ao exterior.
Com o Uíge (45,7%) e o Kwanza-Sul (41,7%) a liderarem a origem da produção do ‘bago vermelho’, o Inca projecta lançar, no próximo dia 19, nos municípios de Kassongue (Kwanza-Sul) e Kaluquembe (Huíla), um projecto para a instalação de centros de produção e multiplicação de sementes de café arábica. A iniciativa surge depois de, no ano passado, terem sido distribuídas, pelo Ministério das Agricultura e Pescas, 160. 920 mudas de café arábica, tendo sido contempladas as províncias do Huambo e Bié.
Os dados do Inca apontam que a produção do café comercial foi de 5.570 toneladas (café robusta e 480 arábica), totalizando 6.050 toneladas.
O Inca também coordena o processo de relançamento da produção de cacau. Para esse objectivo, explica a entidade, o centro de produção da cultura, continua a ser Cabinda, onde foram instalados viveiros para a produção de mudas e sua distribuição por quatro municípios da província. Bonifácio Francisco informou que as análises laboratoriais levadas ao exterior do país demostraram resultados animadores para prosseguir a produção.
O instituto realizou também estudos de adaptabilidade, visando o fomento da cultura do Cacau no Uíge, Bengo e Kwanza-Norte, face à semelhança de condições climáticas com a província de Cabinda.
VERA DAVES E O ‘AGTGATE’