Girabola Zap
Banco BAI
NO KUANDO KUBANGO

Exploração de ferro gusa arranca este ano

O projecto de exploração de ferro gusa no Cuchi, Kuando Kubango, arranca este ano e prevê produzir cerca de 18 mil toneladas de ferro por ano.

O ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, garantiu na quarta-feira, em conferência de imprensa, que o projecto “está em fase adiantada e a partir do próximo ano estará em condições de produzir 90 mil toneladas de ferro”.

Outro projecto de exploração do ferro é o de Cassinga, na Huíla. Vai produzir cerca de 1.700 toneladas a partir de 2017.

O ministro acredita que, a curto prazo, os diamantes poderão ganhar um papel mais acentuado na economia do país. Francisco Queiroz acredita que o Plano Nacional de Geologia (Planageo) pode mudar o rumo da economia do país.

O Planageo, que consiste no levantamento geofísico dos minerais existentes no solo nacional, está na sua fase final, segundo garantiu o ministro.

Avaliado em mais de 400 milhões de dólares, o Plano em referência destina-se a identificação das potencialidades para a exploração de recursos minerais do país.

X