Obama pede continuação do Reino Unido na UE
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu, esta sexta-feira, aos britânicos que apoiem a permanência do seu país na União Europeia (UE) no referendo de 23 de junho próximo e destacou a influência do Reino Unido na Europa.
Obama, que chegou na noite de quinta-feira a Londres para uma vista oficial de três dias, sublinhou, no seu artigo no jornal britânico "The Daily Telegraph", que a sua convicção é de que a participação do Reino Unido na UE aumenta o prestígio do país no mundo.
A opinião do presidente norte-americano representa um apoio à campanha do primeiro-ministro britânico, David Cameron, a favor da manutenção do país na União Europeia. Os apoiantes da saída dos britânicos da UE "Brexit" (saída do Reino Unido da UE), criticaram Obama através do seu líder, Boris Johnson, que considera que Obama não deveria intervir num assunto interno do país.
O chefe de Estado norte-americano sublinha no seu artigo a especial relação entre os Estados Unidos e o Reino Unido, forjada no "campo de batalha", em referência à aliança na Segunda Guerra.
Dirigindo-se aos cidadãos britânicos, Obama sustenta que "deveriam estar orgulhosos pelo facto da UE ter ajudado a estender os valores e práticas britânicos -- a democracia, o império da lei, a abertura dos mercados -- a todo o continente e à sua periferia.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública