Poderão os ‘robots’ tornar o seu negócio mais humano?
A automação robótica de processos (RPA - Robotic Process Automation) pode soar a uma substituição impessoal de colaboradores, mas será que pode tornar os locais de trabalho mais agradáveis para as pessoas?
Todos sabemos que os robots podem ajudar numa linha de produção ou num armazém, tornando mais eficaz a realização de tarefas repetitivas, embora, noutra perspectiva, esta tendência possa ter um papel menos positivo, na substituição de pessoas nos seus empregos.
Nos últimos anos, este tipo de receios surgiu com maior relevância, em 2015, após o sucesso do Best Seller, “Rise of the Robots: Technology and the Threat of a Jobless Future” e, mais recentemente, com o Relatório Anual da Casa Branca e o Conselho de Assessores Económicos americanos, alertando que milhões de empregos mal remunerados correm o risco de serem automatizados.
Apesar desses avisos, especialistas internacionais dizem que o RPA pode ser bem recebido pelas pessoas cujos empregos aparentem ter mais risco. O RPA é o Software que permite a automatização de tarefas manuais de back-office. É o futuro de muitas funções administrativas e está configurado para permitir que as equipas automatizem tarefas de rotina, utilizando ferramentas comuns de automação, libertando capacidade de trabalho para tarefas de maior valor.
Mas poderão os robots melhorar a retenção de colaboradores?
Estudos demostram que muitas pessoas não gostam dos seus empregos. Acham que grande parte do seu trabalho é monótono ou repetitivo e, como resultado, não promove os níveis de compromisso desejados e necessariamente não têm a produtividade que poderiam ter.
Efectivamente, há uma longa lista de processos que ainda não foram automatizados e a realidade para muitas empresas, hoje, é que o trabalho penoso e a baixa remuneração associados a processos manuais repetitivos, muitas vezes, criam problemas de retenção de pessoal. Isso não apenas aumenta os custos, mas também significa que as empresas podem estar a perder talentos promissores para o futuro.
Segundo alguns estudos, as pessoas não ficam com esses empregos por mais de dois anos e as empresas podem precisar de contratar 20% a 30% do total de colaboradores anualmente, para renovar a força de trabalho que realiza essas tarefas repetitivas.
Neste sentido, na perspectiva da Gestão de talento das organizações, o RPA poderá ajudar a reduzir a rotatividade de recursos humanos e a tornar o trabalho mais interessante para muitas pessoas.
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