Sector diamantífero: valor, riscos e seguro mineiro
Os diamantes ao longo da história foram sempre considerados como as mais valiosas pedras. Têm a forma cristalina de carbono, dura e transparente, um tipo de pedra preciosa que comprovadamente resiste, ao teste do tempo, há séculos.
Porquê que, até hoje, o diamante é mais dispendioso que a água, esta mais importante para a vida humana?
Dizem os economistas que um dos grandes pressupostos que faz com que determinado produto se torne oneroso é a sua raridade. raridade”. Assim sendo, parece-nos que aí está o fundamento da onerosidade dos diamantes. A raridade dos diamantes está, justamente, no seu longo e perfeito processo de formação e na sua estrutura rígida, resistente e transparente, que lhe confere uma beleza singular.
Essa pedra valiosa é muito valorizada na confecção e comercialização de joias. Por serem pedras muito resistentes, também são usadas no sector industrial para a escavação. Os diamantes, tanto os naturais quanto os sintéticos, são utilizados como brocas de perfuração, principalmente, na escavação de poços de petróleo e gás.
Apesar do luxo e da opulência, o processo de sua exploração, transporte, lapidação e comercialização está o associado a riscos, cuja maior parte se relaciona com o meio ambiente, mas também apresenta riscos para os mineradores.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história