COMPARAÇÃO HOMÓLOGA, FACE 2015

Venda de divisas afunda 63,2%

LEILÃO. O BNA vendeu mais dólares em Janeiro de 2015 do que nos dois primeiros meses deste ano. O volume de divisas vendido até ao final do primeiro trimestre caiu para mais da metade quando comparado com mesmo período do ano anterior.

A quantidade de divisas que o Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu aos bancos comerciais no primeiro trimestre deste ano fixou-se nos 1.684,9 milhões de dólares, um trambolhão de 63,2% face a igual período do ano passado, quando as contas registaram 4.584,5 milhões de dólares, de acordo com cálculos do VALOR, com base nos dados do banco central.

De Janeiro a Fevereiro deste ano, os bancos comerciais compraram ao BNA divisas no valor de 1.235,1 milhões de dólares, menos 20,2% do montante vendido no primeiro mês de 2015. Em Março último, as vendas foram realizadas em Euros e somaram 449,8 milhões de dólares (ao cambio de 1,13 USD para cada Euro).

A contribuir para o ‘afundanço’ está a já conhecida redução do preço do barril do petróleo que, desde Dezembro do ano passado, não sai da casa dos 40 dólares, com oscilações entre 35 e 45 dólares. Se a tendência de injecção de divisas se mantiver a este ritmo, até ao final do semestre, será necessário pouco mais do dobro das vendas totais do primeiro trimestre para cobrir a diferença em relação aos três primeiros meses de 2015.

Até ao primeiro semestre do ano passado, a quantidade de divisas colocada à disposição dos bancos comerciais ficou registada em 9.461 milhões de dólares. Mas foi nos dois últimos meses do ano que a injecção de moeda estrangeira começou a apresentar sinais de baixa, com o BNA a fechar Dezembro com venda de 1.176,0 milhões de dólares.

De lá para cá, o banco central iniciou um processo de venda de divisas de forma segmentada, elegendo áreas prioritárias. Medida que mais tarde viria a ser reforçada com a publicação de um aviso com objectivo de fiscalizar o destino que os bancos davam às divisas.

Com o documento, os bancos comerciais passaram a estar obrigados a informar sobre a finalidade das operações cambiais que são executadas com as divisas compradas no mercado primário (nos leilões do BNA).

As três últimas sessões de vendas do BNA, realizadas de 5 a 11 de Abril, totalizaram um montante de 751,7 milhões de dólares, valores destinados para a cobertura de áreas prioritárias, nomeadamente importação das empresas petrolíferas, importação de bens alimentares, medicamentos e material clínico e as relacionadas com a ajuda familiar.

X