NO II TRIMESTRE

Abertura de conta custódia aumenta 77%

o segundo trimestre deste ano, a Central de Valores Mobiliários assinalou a abertura de 3,204 contas de registo individualizado, representando um aumento de 77%, face ao período homólogo.

Segundo o relatório da Bodiva, o Junho foi o mês em que mais contas foram abertas com um total de 1.420. Quanto à média de conta abertas, no trimestre em referência, os cálculos apontam para 1.068, reflectindo um aumento de 333%, comparativamente ao segundo trimestre de 2020, em que se situaram nas 247 contas.

A Central de Valores Mobiliários tem registadas 20.066 contas activas, 29 das quais de carteira própria dos membros, 26 de emitentes, 24 de regularização e 19.987 de registo individual.

Na sua edição 270, o Valor Económico deu conta que os bancos comerciais não contribuem para a promoção da conta custódia, reduzindo a probabilidade de os clientes particulares participarem directamente no mercado de títulos da Bodiva. Em sua defesa, diversas instituições bancárias explicaram que a promoção da conta é da responsabilidade da Bodiva.

Natália de Jesus, coordenadora do departamento de liquidação e custódia da Bodiva, confirma o argumento dos bancos, reconhecendo ser responsabilidade directa da Bodiva a promoção da conta, o que tem ocorrido por “diversos canais”.

X