ANGOLA GROWING

A economia da China & Cooperação China-Angola

20 Mar. 2024 Opinião

As “Duas Sessões”1 são uma janela importante para observar a economia da China. A julgar pelas “Duas Sessões” do presente ano, a economia chinesa continua com a tendência de recuperação e crescimento a longo prazo, e possui grande força endógena, resiliência e potencial. Isso é de importância significativa para Angola, um bom parceiro da China.

 

A economia da China & Cooperação China-Angola

I. Como está a economia da China?

Resiliência forte. No contexto da desaceleração da economia mundial, o PIB da China ultrapassou 126 triliões de yuans (aproximadamente17,5 triliões de dólares), ocupando o segundo lugar no mundo. Cresceu 5,2%, continua a ser o maior motor do mundo e apresenta um volume acrescido equivalente ao de uma economia de médio porte. A renda dos residentes cresceu 6,1%, mais rápido do que o PIB e foram criados 12,44 milhões de novos empregos.

Vantagens destacadas. Primeiro, pontos fortes institucionais. A China consegue formular políticas de forma prospectiva para organizar indústrias e aproveitar oportunidades das novas formas de comércio. Segundo, grande mercado. Com a pobreza absoluta eliminada, um PIB per capita superior a 12.000 dólares e mais de 400 milhões de pessoas com renda média, a China desfruta de uma demanda robusta. Terceiro, oferta garantida. Sendo o único país que tem todas as categorias industriais definidas na classificação industrial das Nações Unidas, a China tem um sistema industrial completo. Quarto, recursos humanos abundantes. O maior sistema de ensino público do mundo cultiva enorme contingente de trabalhadores e empreendedores de alto calibre.

 Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.