A importância de 'storytelling' na gestão de pessoas
As histórias têm poder, fazem parte do nosso ADN e podem, sim, impactar organizações inteiras.
Nos últimos anos, muito se tem falado de storytelling e de como esta ferramenta pode ser aplicada em diversas componentes do negócio.
A arte de contar histórias, ou storytelling, é a capacidade de envolver e conquistar as Pessoas através da narração de acontecimentos. O storytelling é constituído por dois elementos fundamentais: dados concretos sobre determinado tema, que, por si só, normalmente não são um elemento capaz de conquistar a atenção das pessoas, e, talvez o mais importante, a emoção. E a emoção estimula um maior envolvimento dos ouvintes na narrativa. Quando aplicado no contexto corporativo, o storytelling é uma técnica que permite partilhar informações ou mesmo até decisões importantes e estratégicas, de uma maneira mais descontraída e interactiva.
É inegável que os resultados que esta técnica tem demonstrado nas organizações nos últimos anos são muito positivos. Mas de que forma podemos integrar histórias – boas histórias – nos processos e políticas de gestão de pessoas?
•Cultura Organizacional – Normalmente as empresas têm materiais que contam toda a sua história, desde a fundação até a atualidade. Mas a verdade é que muitos colaboradores não lêem tal informação. Para reforçar a cultura organizacional, o storytelling, pode ser utilizado para apresentar a história da empresa de uma forma envolvente, apresentando os principais milestones e conquistas, mas também destacando de colaboradores-chave que contribuíram para o desenvolvimento da empresa, apresentando o percurso profissional dentro da organização, com alguns episódios de relevantes. Por meio desta narrativa, as empresas estarão a reforçar o elo com os trabalhadores e destes com a missão, os valores e comportamentos que desejam fomentar.
•Recrutamento – com a automação de vários processos de recursos humanos, e sendo que a recrutamento já é uma realidade em diversas empresas, o storytelling surge como uma ferramenta poderosa para ajudar o recrutador a identificar competências chaves nos candidatos, como por exemplo: empatia, flexibilidade, resolução de conflitos e lições aprendidas.
•Onboarding – durante o processo de onboarding o storytelling pode ser usado na apresentação da empresa, partilhando o trabalho que a empresa desenvolve, bem como os seus impactos e resultados. Esta medida pode servir para encantar e inspirar os novos colaboradores, aumentando os níveis de motivação, facilitando a integração e alinhamento com a cultura organizacional.
•Formação – o tempo em que as acções de formação se resumiam apenas a powerpoints sem vida e uma sala onde só se ouve uma única voz já passou. O storytelling tem demonstrado ser uma ferramenta poderosa que tem servido para aumentar os níveis de interacção e absorção de conhecimento durante as acções de formação. Quando uma história é contada, os formandos visualizam melhor o tema que está a ser abordado, ajudando na memorização e, consequentemente, conseguem facilmente pôr em prática o conhecimento transmitido.
•Comunicação Interna – A comunicação interna das empresas não precisa de ser monótona. Ao aplicar técnicas de storytelling ao comunicar internamente, a empresa pode recorrer a narrativas que estejam relacionadas com o dia-a-dia dos colaboradores – destacando as suas expectativas e principais necessidades – o que resultará num maior engagement por parte dos colaboradores.
•Liderança – com a automação de muitas profissões na maioria dos sectores de actividade, é cada vez mais importante que as pessoas tenham consciência de que são responsáveis pelas carreiras e que se devem comportar como líderes no sentido em que uma narrativa bem construída pode efectivamente alterar decisões e influenciar pessoas – em todos os níveis da organização – a adoptar posicionamentos diferentes.
Nos tempos em que vivemos, cada vez mais carregados de informação, o storytelling apresenta às empresas uma maneira conectar pessoas, capaz de influenciar decisões e trazer resultados positivos quando aplicada correcta e estrategicamente. Sendo as pessoas, o mais importante nas organizações, nada melhor do que uma união através de boas histórias!
JLo do lado errado da história