Angola desce um ponto no Índice de Percepção da Corrupção, mas mantém posição
Angola teve uma queda de um ponto no Índice de Percepção da Corrupção no ano passado. O país passou dos 33 pontos para os 32 numa escala que vai dos zero aos 100.Quanto menor a pontuação, pior é a percepção de corrupção do país.
![Angola desce um ponto no Índice de Percepção da Corrupção, mas mantém posição Angola desce um ponto no Índice de Percepção da Corrupção, mas mantém posição](https://valoreconomico.co.ao/uploads/images/2025/02/angola-desce-um-ponto-no-indice-de-percepcao-da-corrupcao-mas-mantem-posicao-1739302689.jpg)
Apesar desta queda, Angola continuou com o 121.º lugar no Índice de Perceção da Corrupção, destaca a edição deste ano, elaborada pela organização não-governamental Transparência Internacional.
A Transparência Internacional trabalha com pesquisas feitas por organizações internacionais que ouvem especialistas e o mercado sobre a percepção que eles têm sobre a corrupção em um país. São avaliados 180 países.
Apesar de ter caído um ponto, Angola hoje está muito longe dos lugares que ocupava no final da governação de José Eduardo dos Santos.
O relatório de 2023, por exemplo, sublinhou que Angola tinha adoptado medidas anticorrupção, que aplicou "de forma consistente" para recuperar bens roubados e responsabilizar abertamente os alegados autores através dos sistemas judiciais nacionais.
VERA DAVES E O ‘AGTGATE’