Aplicativo mobile money, toda gente ganha
Um aplicativo criado pela Huawei para todas as classes e idades vai se constituir certamente num poderoso instrumento de inclusão financeira e vitalização das economias locais.
Há algumas semanas saudámos todos o surgimento der serviços de pagamento e transferências de dinheiro por via dos telefones celulares. A UNITEL foi a primeira e até agora única companhia de telefonia móvel a oferecer um serviço que, à semelhança do que já acontece nos outros países da SADC (somos os últimos a aderir a estes serviços) rapidamente vai comandar as nossas vidas. Tal como aconteceu com o próprio telefone celular e o cartão multicaixa, daqui a anos ou mesmo meses será quase impossível imaginar a vida sem os serviços financeiros via celular. O nome “mobile money” vai rapidamente ser amplamente conhecido nas cidades e no campo…
No campo! É isso que me faz ser fã confesso desse serviço. Sempre que posso, saio da cidade mergulho na “Angola Profunda”. Ainda este ano decidi passar as minhas férias na Huíla e estive no Jau, Chibia e Kuvangu. Conversei com as pessoas simples das comunidades, os empresários e voltei como sempre profundamente preocupado com a falta de quase todos os serviços nessas localidades. Mas o que mais me preocupou e preocupa é a ausência quase total de estruturas e agentes de serviços financeiros: bancos eficientes, agentes fornecedores de crédito, instituições e pessoas alternativas para depósito, transferência e levantamento de dinheiro, etc. e sem dinheiro, não há economia que funcione. Seja a nível macro, seja a nível micro.
Fiquei por isso curioso por ir mais a fundo em relação ao programa; e a primeira satisfação que tive é que os “Ponto Mobile Money” já estão em praticamente todas as lojas da UNITEL, ou seja em todo o país. E a rede de “Agentes Mobile Money”, os revendedores de saldo também estão a aderir em massa. Isso quer dizer que muito em breve teremos os serviços em todos os municípios e comunas do país. Esse é um ganho verdadeiramente extraordinário.
Depois surgiu-me a pergunta: a maior parte da nossa população, sobretudo no campo é iliterata (antigamente dizia-se analfabeta, mas hoje o termo evoluiu) ou tem poucos estudos. Portanto, o aplicativo para ser eficiente tem que ser realmente simples, tão simples como carregar saldo no nosso telemóvel. E isso a Huawei, a criadora do aplicativo fez: baseada na sua experiência nos outros países disponibilizou à UNITEL uma coisa simples que toda a gente pode utilizar, na cidade e no campo, os da “cabunga” aos doutores”: baixa o aplicativo via INTERNET ou numa loja, disca o *449# e… já está! Pode transferir dinheiro para outra pessoa mesmo sem conta bancária desde que tenha número da operadora de cor laranja – mais tarde o serviço será estendido aos utilizadores de outras redes), receber dinheiro, fazer pagamentos e até guardar as poupanças de uma forma fácil e segura.
Um aspecto que hoje em dia preocupa muito as pessoas está ligada à segurança: não haverá o risco de o dinheiro desaparecer ou, pior ainda alguém penetrar na conta e “mexer no dinheiro”?
O aplicativo trata disso; é seguro e criou mecanismos de controlo dessa segurança. É assim: é enviada uma palavra secreta após o registo do cliente que servirá para validar os dados (identificação da conta) ao contactar o call center. É fornecido também um código de validação para recuperar o PIN em caso de esquecimento. Estes códigos são pessoais e intransmissíveis. Finalmente, como última medida de segurança, o aplicativo pede que confirme os dados inseridos antes de os executar. Se, ainda assim fizer uma operação errada, é possível corrigi-la, sujeito da aprovação do/a beneficiário/a da operação caso se aplique.
Agora a parte “mais boa”: depositar dinheiro na “conta UNITEL”: muito fácil: vai a uma loja ou agente que tenha “ponto mobile money”, indica o número de telefone, entrega o valor a depositar e pronto, já está! Recebe uma notificação para confirmar o valor depositado e no final uma SMS para confirmar o carregamento da carteira e o novo saldo. Tudo isso é grátis; não se paga nenhuma taxa ao agente.
Depois vem a operação que dá dor de cabeça a muito boa gente, incluindo eu: o tio, tia, primo, ou outro parente lá nas funduras de Angola precisa de dinheiro urgente. Esse aplicativo resolve o problema. Como? Simples. Digita *449#, selecciona a opção “transferir dinheiro”, em seguida selecciona “inserir destinatário” e coloca o número de destino, insere também o valor a transferir, verifica os dados, confirma digita o PIN e… pimbas, já está! Recebe uma SMS de confirmação que mostra o valor transferido e o novo saldo da carteira. O mesmo procedimento aplica-se à compra de saldo, etc.
Isso parece uma estória de carochinha ou um artigo publicitário qualquer, mas não é. É um gigantesco passo para uma presença real e efectiva de serviços financeiros eficientes nos sítios mais recônditos do nosso país. É um ganho para todos. De que está à espera? Experimente!
Eu confesso que já experimentei. Mandei dinheiro a um tio na Jamba Mineira na Huíla e o velho depois de umas peripécias engraçadas recebeu o dinheiro. Agora já diz que a fome dele acabou. Mas essa é estória que vou contar num próximo artigo.
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