Aquecimento global ameaça a biodiversidade
ALERTA. Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da terra, como o aumento da temperatura global, a extinção de espécies animais, o aumento do nível dos oceanos, a escassez de água potável, terramotos e degelo.
O terceiro dia de Maio foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente para assinalar o Dia do Sol. A data visa alertar para os benefícios do sol e salientar a importância desta importante fonte de energia para o funcionamento dos ecossistemas da Terra. O sol dá origem à vida dos seres vivos e foi adorado ao longo da história por diferentes civilizações e cultos. Todos os dias o sol nasce e se põe no horizonte.
Esta estrela conta cerca de 4,5 mil milhões de anos e encontra-se a cerca de 150 milhões de quilómetros da terra. Apesar da enorme distância, a exposição ao sol pode causar danos à saúde humana, aconselhando-se o uso de protetor solar na pele, óculos de sol e chapéu.
Em Abril, foi a vez do Dia Mundial da Terra, assinalado no dia 22 . A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da terra na agenda política norte-americana. A população aderiu em força à causa e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente. Todos os anos, no dia 22 de Abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso com a preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo, escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta terra nas escolas. As actividasdes passam também por gestos como doações e plantação de árvores.
O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de actos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta, em que se deseja que todos os habitantes do mundo realizem algum acto que o proteja.
IMPACTO AMBIENTAL
Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da terra. As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade. O degelo, por exemplo, afecta muito as regiões do Ártico, Antártida e Groelândia. Pesquisas apontam que a camada de gelo do Ártico tornou-se 40% mais fina e a sua área sofreu redução de cerca de 15%. A Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão. A Groelândia também tem sofrido com o aquecimento global, facto preocupante, visto que o seu derretimento pode provocar um aumento no nível dos oceanos de até sete metros.
O descongelamento dessas zonas gera transtornos ambientais e sociais. Esse fenómeno altera a temperatura dos oceanos, causando desequilíbrios ambientais e atingindo principalmente as espécies marinhas. A elevação do nível dos oceanos, por exemplo, obriga a que a população residente em áreas costeiras migre para outras localidades. Estima-se que pelo menos 200 milhões de pessoas sejam afetadas pelo aumento do nível dos oceanos.
Outras consequências do aquecimento global são a desertificação, a alteração do regime das chuvas, a intensificação das secas em determinados locais, a escassez de água, a abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre-amarela. Para minimizar o impacto ambiental das alterações climáticas são necessárias medidas, como, por exemplo, a redução da emissão de gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa, garantindo, assim, uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza.
JLo do lado errado da história