Câmbio flutuante é um grande erro em Angola
O que é o câmbio flutuante? Uma taxa de câmbio flutuante significa que o nível de preços da moeda nacional é determinado pelo mecanismo de oferta e procura sem interferência do banco central, quer localmente, quer no ambiente externo.
Conhecidas moedas internacionais, como o dólar norte-americano nos Estados Unidos, o euro na União Europeia, são negociadas através de bolsas de divisas internacionais num sistema flutuante. Contudo, os seus governos tentam determinar frequentemente os preços das moedas, através de mecanismos indirectos de política monetária, para obter benefícios económicos. Por exemplo, os EUA, apenas através de aumento dos juros, podem diminuir os lucros dos países terceiros que usam dólares americanos.
O Banco Nacional de Angola introduziu o novo regime de sistema monetário em 2018. No dia 1 de Janeiro de 2018, um dólar americano trocava-se por 165.92 kwanzas. Após a introdução do câmbio flutuante, no dia 30 de Dezembro, um dólar americano já valia 308 kwanzas. No último ano, o dólar norte-americano alcançou um máximo de 954,50 kwanzas em 2 Outubro de 2024. A taxa mínima para o câmbio entre USD/AOA foi 827,48 kwanzas por dóla em 27 Outubro de 2023. A taxa de câmbio geral entre USD/AOA subiu 10 %, no último ano.
Tal quer dizer que o dólar norte-americano ganhou valor em relação ao kwanza. O kwanza não conseguiu ter capacidade para confrontar as divisas estrangeiras, por isso continua a desvalorizar-se.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história