Concurso público lançado em Novembro do ano passado

Dois consórcios na corrida para gerir o novo aeroporto de Luanda

O Ministério dos Transportes admitiu as propostas de dois consórcios para concessão do direito de exploração, gestão e manutenção do novo Aeroporto Internacional de Luanda. 

Dois consórcios na corrida para gerir o novo aeroporto de Luanda

Os dois consórcios que disputam a gestão do novo aeroporto é formado pela associação empresarial criada pela Corporacion América Airports (CAAP), Mota-Engil, e BestFly, e da parceria entre a China National Aero-Technology International Engineering Corporation (AVIC) e Yunnan Airport Group Co.


De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, estas propostas serão submetidas a um processo detalhado de “avaliação, seguindo-se de uma fase de negociação, tendo em vista a melhoria das propostas admitidas”. Após a conclusão, a entidade pública contratante tomará a decisão final de adjudicação.

O concurso público para a concessão, gestão e manutenção do novo aeroporto foi lançado no passado dia 17 de Novembro de 2023, prevê a concessão por um período de 25 anos, com a possibilidade de se estender por mais 15 anos.


O documento destaca que a Mota-Engil, é uma empresa especializada no sector da construção e gestão de infra-estruturas, com um percurso de mais de 70 anos, líder em Portugal com uma posição consolidada entre as 30 maiores empresas de construção europeias. 

já a BestFly Angola, é uma empresa angolana de aviação, fundada em Novembro de 2009. A equipa é constituída por profissionais qualificados e experientes em aviação executiva no país, tornando-se líder de mercado e a maior empresa em termos de assistência em terra, com uma quota superior a 80%.


A  Corporacion América Airports (CAAP) é uma empresa especializada na gestão aeroportuária e actualmente opera 52 aeroportos em seis países da América Latina e da Europa (Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Arménia e Itália), sendo ainda, a 10ª maior operadora aeroportuária do sector privado do mundo, com base no tráfego de passageiros de 2019.


Sobre o consórcio China National Aero-Technology International Engineering Corporation (AVIC) e Yunnan Airport Group Co, o MINTRANS declara que o AVIC é um conglomerado aeroespacial, de defesa, engenharia e construção de infraestruturas, uma empresa estatal, afiliada a Aviation Industry Corporation of China.