ANGOLA GROWING

E agora pergunto eu...

13 Jul. 2022 Geralda Embaló Opinião

seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende, depois de uma semana em que a superioridade do euro face ao dólar morreu, graças à guerra entre a Rússia e a Ucrânia e aos efeitos colaterais devastadores para as economias da zona euro; das notícias acerca da morte política de Boris Jonhson (papá do Brexit) no Reino Unido, isto ao cabo de tantos escândalos que o próprio partido, já envergonhado (há partidos que têm vergonha) o pôs a correr; depois do assassinato do antigo primeiro-ministro do Japão durante um comício que chocou o mundo; e por fim, da notícia, depois de meses de mujimbos, da morte de José Eduardo dos Santos.

 

E agora pergunto eu...

E perguntas não faltam em torno da partida do homem que governou Angola durante 38 anos. Perguntas que ao seu estilo discreto, quase ao ponto do mutismo, deixou por responder...

Como, e agora pergunto eu: de entre tantas opções dentro do partido para o suceder, porquê apontar João Lourenço? Uma figura sem brilho algum (em comparação consigo mesmo), cujo percurso governativo não registava triunfos de monta, apesar de ter sido governador provincial muitos anos? Sobretudo uma figura que pouca esperança de os vir a conquistar projecta?

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.

Geralda Embaló

Geralda Embaló

Directora-geral adjunta do Valor Económico