ANGOLA GROWING

E agora pergunto eu...

31 May. 2023 Geralda Embaló Opinião
E agora pergunto eu...

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende depois de uma semana de Dia de África, em que uma das perguntas que fica sempre no ar diz respeito à incapacidade do continente de prosperar seriamente apesar de todas as riquezas naturais que tem, diz respeito à incapacidade de se organizar e porventura à sua malfadada sorte no que toca a liderança. Um dos símbolos dessas dificuldades é a ineficiência da União Africana, que representa hoje 55 Estados e quase um bilião e meio de almas, mas que não consegue evitar que tenhamos cerca de 20 conflitos armados desde Sudão à Etiópia na região de Tigray, passando por Cabo Delgado em Moçambique e pela vizinha RDC - não consegue evitar que os africanos continuem a imagem dos deslocados de guerra, da violência da pobreza, miséria e morte.

Entre nós, o Chefe do Estado (de coisas) enfiou-se novamente no avião alugado por uma fortuna à hora paga pelo erário e... lá foi. Online já o apelidam de cidadão mais viajado de Angola. Mas o que é facto é que não parece apreciar ficar muito tempo no país que governa e, pergunto-me, caso o número de viagens de um presidente tivesse uma correlação directa com a quantidade de investidores estrangeiros atraídos, se o fluxo migratório que vemos não seria ao contrário, com filas e filas de gente para entrar em vez das que vemos de angolanos para sair.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.

Geralda Embaló

Geralda Embaló

Directora-geral adjunta do Valor Económico