ANGOLA GROWING

E agora pergunto eu...

07 Mar. 2024 Geralda Embaló Opinião

Seja bem vindo querido leitor a este seu espaço onde já sabe, perguntar não ofende depois de uma semana em que a actualidade mundial foi marcada por algum ultraje tardio quanto à matança em Gaza, depois de emergirem imagens de vultos de pessoas correndo na direcção de comida e fugindo de seguida em debandada depois de atingidas a tiro pelas forças israelitas, que causaram mais mortos por esmagamento e atropelamento em mais cerca de 100 mortos que se juntam aos mais de 30 mil pela ofensiva israelita - quase 13 mil dos quais são crianças. Pergunto-me como poderão os líderes mundiais que apoiam a guerra ou que travam o cessar-fogo dormir bem à noite...

E agora pergunto eu...

Um incidente semelhante foi referido quando esta semana as Nações Unidas publicaram um relatório de crimes de guerra bem mais próximo de nós, no Sudão. Num conflito interno que tem muito menos atenção mediática, mas que já matou dezenas de milhares de pessoas e causou quase sete milhões deslocados de guerra que estão à merce de mais uma calamidade humanitária. Se não é a guerra a matar é a fome que a guerra causou. No episódio em causa milhares de pessoas que fugiam à noite foram atacadas por milícias e pelo menos mil morreram logo ali. O relatório detalha a destruição de infraestruturas civis, violações, e possível genocídio sobretudo contra a comunidade do grupo étnico Masalit.    

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
 
 
 
 

Geralda Embaló

Geralda Embaló

Directora-geral adjunta do Valor Económico