ANGOLA GROWING

E agora pergunto eu...

28 Mar. 2024 Geralda Embaló Opinião

Seja bem-vindo querido leitor a este seu espaço onde perguntar não ofende, depois de uma semana em que o ministro da justiça da Estónia apresentou a demissão por causa de alegações de corrupção. Tudo porque o Estado pagava um apartamento para ele que a imprensa revelou pertencer a um familiar seu, um potencial conflito de interesses ou corrupção. Uma semana em que a presidente da Assembleia Nacional da África do Sul pediu uma licença, sendo mais tarde detida, por causa de alegações de corrupção que levaram a buscas na sua casa relacionadas com o tempo em que foi ministra da defesa - os cargos da defesa, e os contratos suspeitos que parecem atrair, trazem à memória outros casos de alegada corrupção relacionados com ex-ministros da defesa...

E agora pergunto eu...

Mas ‘a coisa’ não se ficou por líderes intermédios e apanhou presidentes também, numa semana em que o presidente do Vietname se demitiu depois de implicado num escândalo de corrupção. Para o fim da semana demitiu-se o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczinski, que ia cair quase certamente via impeachment, mas que pediu a demissão para evitar o voto, depois de emergirem documentos atestando que uma sua firma privada recebeu cerca de 800 mil dólares da gigante brasileira Odebrecht há mais de uma década, enquanto ainda era ministro de governos anteriores... E agora pergunto eu... que outro presidente conhecemos nós, querido leitor, com ligações e contratos duvidosos com a brasileira Odebrecht? E com outras, como a famosa em Moçambique pelo caso das dívidas ocultas, a Privinvest? Quem é, quem é, quem será?

 Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.

Geralda Embaló

Geralda Embaló

Directora-geral adjunta do Valor Económico