Espanha e Portugal dificultam acesso à linha de financiamento do Deutsche Bank
FINANCIAMENTO. Presidente da República considerou, em 2022, “vergonho” o baixo nível de execução da linha avaliada em 1000 milhões de euros e que já ‘obrigou’ o Governo a autorizar garantias soberanas no valor de cerca de 250 milhões de euros.
Portugal e Espanha estão entre os principais empecilhos à operacionalização da linha de financiamento do alemão Deutsche Bank, que tem como objectivo financiar a importação de bens, equipamentos ou serviços necessários à implementação de “projetos estruturantes de iniciativa privada”.
Disponível desde 2019, a linha está avaliada em 1000 milhões de euros mas, até ao momento, foram desembolsados apenas cerca de 19,467 mil milhões de kwanzas (cerca de 20,9 milhões de euros) para três projectos, apesar de já terem sido aprovados 13 projectos avaliados em cerca de 256,702 mil milhões de kwanzas. Ou seja, o nível de execução está próximo dos 7,5% em termos de valor e de 23,07% em termos de projectos.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública