Fábrica trabalha só com energia solar
ENERGIA. Esteve quase a encerrar portas, à beira da falência. Só em energia eléctrica gastava cerca de 10 mil dólares por mês. A solução passou por investir em alternativas, como o sol e a reciclagem. Os mais de 1400 painéis fazem dela a primeira fábrica auto-sustentável a energia solar no mundo.
A fábrica portuguesa Wood One, situada numa vila a norte de Portugal, Paredes, é a primeira fábrica auto-sustentável a energia solar no mundo. Os seus 1.485 painéis solares são capazes de produzir, cada um, 400 kilowatts por hora, o que tornam a Wood One na indústria pioneira nesse tipo de consumo de energia. Trata-se de uma empresa de mobiliário de escritório, geriátrico, hospitalar, escolar e de hotelaria que se encontrava em vias de falir há oito anos. Mas hoje está a preparar-se para crescer de modo exponencial com novas instalações e a pensar em novos mercados.
Com a energia eléctrica, a Wood One tinha um custo mensal de cerca de 10 mil dólares. Actualmente, a fábrica aproveita também as aparas de madeira recolhidas nas máquinas de corte para aquecer as estufas de pintura e a própria fábrica no inverno, evitando, deste modo, o desperdício e a poluição do meio ambiente.
Manuel Luís Martins, CEO da Wood One, contou ao jornal ‘Diário de Notícias’ que, em 2008, a empresa facturava quase 700 mil dólares, tinha 21 funcionários e estava prestes a encerrar. Apesar das contrariedades, decidiu comprá-la, manter os funcionários e investir em novas instalações e máquinas.
Nos próximos tempos, para evitar a sobrecarga e o desperdício da energia que resta, a empresa pretende criar postos de carregamento gratuito de veículos eléctricos dentro da empresa, para funcionar durante os fins-de-semana.
O investimento superior a dois milhões e 300 mil dólares contou com a comparticipação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), um sistema de apoio a empresas que junta financiamento do Estado português e da União Europeia. Esse investimento permitiu à empresa “aumentar a facturação em 300%”. A Wood One investiu ainda quase sete milhões de dólares na construção das novas instalações de 11 mil metros quadrados, nos painéis solares, na compra de máquinas de última geração e na contratação de mais três dezenas de funcionários. Hoje, a fábrica emprega 53 funcionários.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública