COM UMA NOVA FUNCIONALIDADE

Facebook ajuda vítimas de catástrofes

INOVAÇÃO. Além das conversas, das brincadeiras ou dos contactos profissionais e pessoais, a rede social criou uma ferramenta de socorro para quem tenha sido vítima de uma catástrofe natural. A fase experimental já arrancou.

A rede social Facebook ampliou mais uma das suas ferramentas, denominada ‘Safety Check’ (verificação de segurança) que se destina a usuários que tenham tido desastres.

A ferramenta ‘Safety Check’ já foi usada por um milhão de pessoas desde o seu lançamento, em Outubro de 2014. Permite informar a todos contactos na rede social de que está no meio de uma crise de segurança (como terramotos, ataques terroristas, desastres naturais). Os botões ganharam agora uma nova dinâmica ao pedir ou oferecer ajuda directamente a outros usuários.

Essa ajuda, denominada pelo Facebook de ‘Community Help’, poderá ser dividida por categorias como comida, água, abrigo, transporte, alimentos e utensílios para bebés e para bichos e ainda roupas.

O funcionamento começa quando a direcção do Facebook activa uma ‘checagem’ (verificação) após um desastre. Os usuários poderão ver os botões de ‘Community Help’ na página do ‘Safety Check’ daquele respectivo desastre. O botão principal da página, o ‘diga aos seus amigos que está seguro’, permanece inalterado.

Ao clicar nos novos botões, ‘encontrar ajuda’ ou ‘pedir ajuda’, vem à disposição uma nova janela com as postagens visualizadas por categoria e localização que facilitam a busca. As imagens de divulgação também sugerem que haverá um espaço para publicar número do telefone de emergência de quem dá apoio naquela situação.

A rede social pretende testar o recurso novo em ‘desastres naturais e crises acidentais como desabamentos de prédios e incêndios’ na Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos, para depois expandir a outros países e a outros tipos de incidentes.